quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

A história dos esmaltes e seus tipos...

Postado por Raquel Ferreira às 6:15 PM
 
Pintar as unhas das mãos e dos pés é um costume que nasceu no antigo Egito... Por volta de 3500 a.C., as mulheres egípcias aplicavam uma tintura de henna preta nas unhas. As cores mais vibrantes ficavam relegadas ao uso da família real e chegavam a despertar algumas preferências entre as rainhas do Egito. Cleópatra tinha uma clara preferência pela tonalidade vermelho-escura. Já Nefertiti tinha mais gosto pelo esmalte de tom rubi. O mesmo poder de distinção social observado no uso do esmalte entre os egípcios também era perceptível entre os chineses. Em meados do século 3 a.C., o uso de tons vermelhos e metálicos (feitos com soluções de prata) significavam a ocupação de um lugar privilegiado na hierarquia social. Já entre os romanos, a pintura dava lugar a tratamentos com materiais abrasivos que faziam o polimento das unhas.
No mundo  moderno, o Brasil é o terceiro maior consumidor mundial de cosméticos e isso inclue esmalte!rs 
Com essa variedade de cor, textura, tipos, surgem as dúvidas:o que usar? E quando usar?
Eu não acredito em "regra" pra se escolher um esmalte, vai da vontad de cada um. Porém, acredito eu, que não iria a uma entrevista de emprego, com um esmalte rosa neon!rs
Acho que tem certas ocasiões, mais formais, que precisam do uso do bom senso.
 
 
Vamos as dicas:

No trabalho: dependendo da profissão e do evento, cores mais formais e "normais" devem prevalecer.
Eu por exemplo amo vermelho, e acho que cai bem em qualquer lugar.
Tons claros: é um classico, fica bem em todas as ocasiões e , na dúvida do que usar, sempre escolha os tons claros. São otimos pras profissionais na aréa de saúde, pois dá sempre a parencia de "limpo".


Existem vários tipos de cobertura e tipos, vocês sabem qual a diferença entre eles?

Cremoso: o cremoso é um dos acabamentos mais populares que conhecemos. É uma cor plana, sem nenhum gliter, brilho, etc. O acabamento é brilhante e como diz o nome,cremoso.

Jelly: o jelly é como se fosse um creme, mas a grande diferença é a substância: mais parecida com geléia. Eles tendem a ser transparentes, mas acabam escondendo tal característica por serem extremamente brilhantes.

Cintilante (Shimmer): o acabamento cintilante é uma base colorida com brilho adicionado, na maioria das vezes essa cor é prata, mas ultimamente temos visto muitas cores contrastantes.

Glass Flecked: esses esmaltes parecem conter pequenas partículas de vidro, misturadas em uma base jelly. O acabamento é liso e brilhante.

Neon: você pode dizer que neon descreve cor, não acabamento. Mas alguns neons têm um acabamento particular, com cores muito brilhantes que geralmente secam semi-matte.

Frost: frost é um cintilante com partículas de brilho muito finas. Esse tipo de acabamento está perdendo popularidade e é geralmente visto em esmaltes mais antigos.

Perolado: o acabamento perolado é similar ao frost, mas tem um brilho mais perolado (isso é óbvio).

Foil: os esmaltes foil têm uma cor metálica na base com um glitter muito fino adicionado a essa base. O acabamento é liso e brilhante.

Metálico: os acabamentos metálicos fazem suas unhas parecerem de metal. Os esmaltes metálicos são populares em cobre, dourado ou prateado.

Glitter: glitter é um dos acabamentos mais reluzentes. Esses glitters são geralmente colocados em uma base jelly. A quantidade de glitter pode variar muito. Muitas vezes é preciso de um top coat para deixar a superfície lisa.

Matte: esse acabamento seca completamente matte, sem brilho algum. Esse tipo de esmalte seca muito rápido. É bom evitar o uso de creme para as mãos, pois isso diminui o efeito matte.

Satin: o acabamento satin acaba matte também, mas não inteiramente. Ainda há um pequeno brilho, mas não o suficiente para classificá-lo brilhante.

Suede: assim como os mattes, suedes são completamente matte. Suedes contêm brilho, então isso é o que os diferencia dos mattes regulares.

Holo: esmaltes holográficos contêm glitter da cor do arco íris, que mudam de cor com os reflexos da luz. Esse acabamento é muito óbvio na luz do sol, e não tem textura, é liso.

Holo glitter: glitter holográfico em uma cor base diferente. Esse glitter é mais escasso e enquanto muda de cor conforme a luz, não há um efeito arco íris a ser visto.

Flocado: esmaltes flocados consistem em uma base jelly com partículas opalescentes. São comumente usados como cobertura, pois a base jelly é muito transparente.

Duo chrome: esmaltes duochrome mudam de cor com o reflexo da luz. Duochromes verdadeiros geralmente mostram duas cores, mas em alguns casos mais.

Furta cor: esse acabamento geralmente é confundido com duochrome ou cintilantes. Um acabamento furta cor é uma cor que reluz em uma cor diferente. Não são brilhantes o suficiente para serem duochromes.

Sheer: esse é um acabamento metade transparente, geralmente usado para francesinha, para mostrar a parte branca. A maioria dos sheers são salmão, nude ou rosas.

Então meninas, agora que temos um "abc" de tipos e coberturas SE JOGUEM.
Mas com bom senso claro!
A escolha do esmalte é pessoal, depende do gosto e lembre-se DA OCASIÃO.


*Fonte: Watch Mojo/addictedtoallthingspretty.com

0 comentários:

Postar um comentário

E vocês meninas o que acham? Comentem!