segunda-feira, 22 de março de 2010

Esfoliação corporal e facial - receitas caseiras

Postado por Apenas Lane às 3:33 PM 2 comentários

Esfoliar o corpo e o rosto traz tantos benefícios que deveria ser prática obrigatória entre as mulheres. Como proporciona a retirada de células mortas da pele, estimula sua renovação celular, garantindo mais vitalidade e saúde à derme.

"A esfoliação auxilia na desobstrução dos poros, beneficiando o tratamento de acne (cravos e espinhas), facilita o crescimento dos pelos e o tratamento de foliculites (pelos encravados) e melhora a penetração de ativos (hidratantes, cosméticos, autobronzeadores) na camada córnea da pele", explica a médica dermatologista Ana Paula Silvestre.

Ela sugere que a esfoliação seja feita duas vezes por semana. "Se realizada muitos dias na semana ou dias consecutivos pode ocasionar microtraumas e, consequente, irritação na pele, principalmente quando associada a algum tipo de tratamento, como uso de ácidos ou medicamentos tópicos para acne", alerta.

A fisioterapeuta dermato-funcional Tânia Antonialli lembra que a pele oleosa é a que mais se beneficia com os efeitos da esfoliação. "Essas podem ser esfoliadas até três vezes por semana, com esfoliantes suaves. As peles normal e seca podem ser esfoliadas apenas uma vez ou a cada 15 dias", sugere. "O importante é fazer movimentos suaves e nunca agredir a pele. Para os cuidados diários é imprescindível usar sabonete específico, tônico e protetor solar".
Segundo ela, os esfoliantes caseiros devem ser usados com cautela, pois as partículas do açúcar, por exemplo, são irregulares e podem lesar a pele e não fazer uma esfoliação uniforme. "Use portanto em áreas como joelho, calcanhar e cotovelo, ressalta.

A pedido do Vila Batom, Ana Paula deu algumas receitas caseiras de esfoliação facial e corporal. Elas devem ser aplicadas delicadamente, em movimentos circulares e ascendentes por 2 a 3 minutos. Em seguida deve-se enxaguar com bastante água, hidratar e sempre usar protetor solar.


Esfoliantes Faciais
- Esfoliante de aveia
Misture duas colheres de sopa de aveia em flocos finos com duas de mel

- Esfoliante para pele oleosa
Bata no liquidificador casca de abacaxi com água e misture o sumo com duas colheres de aveia

- Esfoliação para pele oleosa
Misture 1 colher de chá de iogurte com 1 colher de sopa de aveia

Esfoliantes Corporais

Esfoliante de açúcar (em áreas como joelho, calcanhar e cotovelo)
Misture 5 colheres de sopa de açúcar com 5 colheres de sopa de óleo de amêndoas

Esfoliante de fubá ou açúcar mascavo
Massageie o corpo inteiro no banho com um punhado de fubá ou açúcar mascavo. O açúcar refinado e os grãos do fubá têm efeito abrasivo, que ajuda a eliminar impurezas e células mortas

Esfoliação de aveia
Misture 3 colheres de sopa cheias de açúcar mascavo, 1 colher de aveia em flocos grossos, suco de meio limão e 1 colher de sopa de mel. Esfregue no corpo por 2 a 3 minutos e enxágue bem (cuidado com a exposição solar).

Por Sabrina Passos (MBPress)


E aí? Gostaram da dica??
Que tal comentar dizendo o que achou? 
Beijoca no coração , Lane!!