quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Usar filtro solar engorda ate 7 KG em alguns meses...

Postado por Raquel Ferreira às 12:31 PM 2 comentários
Como assim Bial? Filtro solar engorda? Provoca celulite?
O Dr. Lair Ribeiro um  médico cardiologista que é também conhecido por escrever  livros de auto-ajuda fez declarações polêmicas sobre os filtros solares brasileiros e sua utilização para a prevenção do câncer de pele.






Mas quem é esse Dr. Lair Ribeiro?

De acordo com o site do mesmo Dr. Lair Ribeiro é médico, especializado em cardiologia e viveu 17 anos nos Estados Unidos, adquirindo grande experiência nos campos educativo e empresarial, além de treinamento médico na Harvard University, como Research Fellow.
Do seu extenso curriculum, destacamos:
Médico, formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1972),
   com mestrado em Cardiologia na PUC - Rio em (1973-1974).

Treinamento médico na Harvard University, como Research Fellow (1976-1978).

Research Associate no Baylor College of Medicine (1978-1980).

Assistant Professor (1981-1984) e Adjunct Associate Professor (até 1993)
   na Thomas Jefferson University.

Diretor Médico da Merck Sharp & Dohme, nos EUA (1982-1985).

Diretor Executivo da Ciba-Geigy Corporation (hoje Novartis),
   nos EUA (1985-1990).
Além disso, Dr. Lair Ribeiro é palestrante internacional, autor de mais de 100 trabalhos científicos publicados em revistas médicas norte-americanas, e de 29 livros (13 best sellers), 19 dos quais já traduzidos para outros idiomas, sendo, também, best sellers em países da América Latina e da Europa.


Arrase!: Os filtros solares não funcionam?

Dr. Lair Ribeiro: Os filtros solares brasileiros em sua maioria não funcionam e ainda engordam.
Porque não funcionam: O que causa estragos na pele são os raios UVA, e a maioria dos filtros solares brasileiros só protegem contra os raios UVB. As pessoas usam filtros solares comerciais sem saber que não estão sendo protegidas dos raios que realmente causam os estragos: Os raios UVA.

As marcas de filtros solares costumam citar na embalagem "proteção UVA/UVB" e logo em seguida citam algo como "proteção de largo espectro". Isso quer dizer que a proteção UVB é a indicada no rótulo: FPS 15, 30 ou qualquer outro, mas a proteção UVA que é medida em PPD não existe, fica disfarçada com a tal frase "proteção de largo espectro".

Isso é uma forma genérica de não se dizer nada, uma forma de disfarçar a falta de proteção UVA.

Arrase!: E quanto ao fato do filtro solar engordar?

Dr. Lair Ribeiro: Engordam. Por exemplo, outro dia uma moça me mostrou com orgulho um tubo de filtro solar FPS 100, disse que havia pagado uma fortuna e que achava que agora estava protegida.
  - E eu perguntei:
  - Desde quando você está usando esse filtro?
 - Há alguns meses.
  - E quantos quilos você engordou desde que começou a usar esse filtro?
  - Ela parou, pensou e disse: uns sete quilos.

Isso é uma verdade que quase ninguém sabe, isso não é divulgado.Os filtros solares brasileiros em sua maioria contêm como agente principal uma substância chamada 4-metil benzilideno cânfora (4-mbc).Essa substância bloqueia a função da tireóide e com isso a atividade estrogênica cresce, o nível de estrogênio aumenta.

Em resumo: o 4-metil benzilideno cânfora é absorvido através da pele e desencadeia uma maior produção de estrogênio que é um hormônio feminino.O aumento de estrogênio engorda e faz aparecer a celulite.
Nos homens que usam filtro solar, ocorre o aumento do tecido mamário e o arredondamento dos glúteos, dando-lhes uma forma típica do corpo feminino. O homem fica com ‘peito e bunda’.Além desses fatores, o 4-metil benzilideno cânfora é altamente cancerígeno.
Por todos esses motivos, o 4-metil benzilideno cânfora é uma substância que está proibida em muitos países, mas não no Brasil.

Arrase!: Podemos engordar mesmo se usarmos esses filtros solares comuns só em uma área pequena como o rosto?

Dr. Lair Ribeiro: Sim, dá no mesmo. O rosto é um lugar que absorve muito.

Arrase!: Existe algum filtro solar que não engorde?

Dr. Lair Ribeiro: Filtros solares que tenham Tinosorb como princípio ativo, já que essa substância protege dos raios UVA, não engorda e não é cancerígena.
 
Minha humilde opinião
Eu não sou medica, estou longe disso. Mas de uma coisa eu ja sabia, é dificil mesmo ter algum protetor solar que protege contra os raios UVA. Conheço alguns que protegem como o da Loreal "Os Laboratórios L'Oréal Paris desenvolveram a linha Solar Expertise Loção para oferecer o melhor da proteção solar avançada, lutando ativamente contra os raios UVB, responsáveis pelas queimaduras solares, e contra os raios UVA, responsáveis pelo envelhecimento da pele (rugas e manchas solares)."
Agora sobre engordar eu não sei, tudo hj em dia engorda e da cancer. Minha tia que mora fora do Brasil me manda muitas reportagens sobre o assunto e a ultima foi " Tatuagem , piercing e tintura de cabelo provocam cancer". 
Eu acho muiiiiito mais perigoso ficar sem o protetor solar, do que correr uma remota chance de engordar! Saibam escolher os protetores, comprem somente o que indicam proteção UVA.
 
È isso meninas, curtam o sol como moderação. O dominem ! hehe