segunda-feira, 13 de julho de 2009

Rosto perfeito

Postado por Raquel Ferreira às 11:36 PM 1 comentários
A base é indispensável para qualquer maquiagem bem-feita. Com ela, você cobre com perfeição manchas, espinhas e olheiras. "Além de uniformizar a pele e deixar a aparência mais agradável, a base serve para fixar melhor a maquiagem", diz o maquiador Duda Molinos, autor do livro Maquiagem (editora Senac).
Mas tome cuidado: além de escolher o produto certo, você precisa saber como aplicá-lo, para não ficar com a pele escura demais. Para isso, escolha um tom parecido com a cor da sua pele.

Os tipos de base:


*Líquida
É a mais transparente. Ainda que não dê cobertura total, é a que proporciona o efeito mais natural e discreto.

*Cremosa
Seu forte é aderir melhor à pele. Cobre com eficácia as imperfeições, mas contém substâncias que não são boas para as peles oleosas.

*Cintilante
Não cobre as imperfeições, mas dá brilho em alguns pontos, como o colo.

*Pancake
Dissolvido em água, dá cobertura total, mais pesada e opaca, perfeita para looks noturnos. Aplicado com esponja seca, dá um resultado natural, ideal para o dia. Mas marca as linhas de expressão.

*Compacta
Tem uniformidade, porque cria o efeito de uso da base e do pó ao mesmo tempo.

Os tipos de pele

*Peles secas
Prefira as bases em bastão, pois elas proporcionam uma cobertura mais forte. Evite as cremosas, pois elas podem dar uma aparência de pele rachada.

*Peles oleosas
Deixe de lado as bases compactas e as cremosas. O importante é optar por uma base do tipo "oil free", que é leve e possui uma estrutura química não gordurosa, para não entupir os poros. Dê preferência ao pancake ou escolha uma base líquida de efeito mate, para disfarçar o brilho da pele por mais tempo.

*Peles normais ou mistas
Escolha as bases líquidas ou compactas, ainda que a duração desta última seja sempre menor, se comparada às outras.

Dicas para uma aplicação uniforme
Limpe bem e hidrate a pele para começar.
Aplique o filtro solar.
Passe o corretivo no tom da sua pele, abaixo dos olhos e nos pontos que necessitam de correção.
O melhor jeito é passar as bases líquidas com pincel. Mas, é preciso agilidade na aplicação, já que essas bases secam bem rápido. Coloque três gotas do produto na palma da mão e cubra a pele da testa para o pescoço. Quando chegar nele, use as mãos para finalizar, como se passasse um hidratante. “Assim não tem problema de manchar a roupa e o efeito é mais natural”, explica Ricardo Cosenza, maquiador e supervisor de treinamento da Dior no Brasil.
Se exagerou, aperte um lenço de papel contra o rosto e retire o excesso.
Para disfarçar a linha divisória no contorno da mandíbula, umedeça as pontas dos dedos e espalhe bem a maquiagem nessa linha, até que o contraste de tons desapareça.