domingo, 12 de julho de 2009

As 30 melhores dicas de maquiagem!

Postado por Raquel Ferreira às 12:50 PM 5 comentários
O maquiador Marcelo Gomes, que já maquiou as melhores do Brasil, da algumas dicas para nos, simples mortais!



1) Quais os produtos essenciais para montar uma nécessaire básica?
Marcelo Gomes - Na nécessaire é importantíssimo ter filtro solar, corretivo, base líquida, rímel, lápis preto, pó compacto e hidratante labial. Se quiser pode acrescentar blush e batom.



2) O que está na moda e o que não se deve usar de jeito algum?
MG - Filtro solar está super in, muito rímel. Isso levanta até defunto e uma boca vermelha. Agora, pancake está fora de cogitação. Sombra iluminadora branca embaixo da sobrancelha é totalmente fora de moda e também não gosto muito do tal batom cor de boca. Ou a mulher opta por uma cor ou então não passa nada.



3) A cada estação são lançadas novas tendências. Qual a melhor pedida para esse inverno?
MG - Hoje em dia as coisas estão ficando menos tendenciosas. É possível usar um pouco de tudo. Mas, é claro, que no frio os tons para a maquiagem ganham um ar mais sofisticado, privilegiando cores mais fechadas. Nessa estação, os hits são as sombras verdes, douradas, bocas em tons de vermelho fechado, vinho, uva e a pele mais seca, sem brilho.



4) Como faço para passar blush no lugar certo, marcando bem o rosto?
MG - Antes de qualquer coisa é preciso investir no pincel correto. Procure um modelo chanfrado (os pelos do pincel crescem em diagonal). Posicione a parte maior para baixo, bem embaixo das maçãs do rosto. Depois de retirar o excesso de blush (assoprando ou dando batidinhas na mão), passe o pincel de dentro para fora em direção às têmporas. Isso deixará o rosto bem marcado. Mas quem quiser ficar apenas com um ar saudável, passe o blush nas maçãs do rosto com movimentos circulares.



5) Tenho olhos grandes e sobrancelhas grossas. Nesse caso, os batons escuros estão proibidos?
MG - Nada é proibido. É só preciso dosar. Mas nesse caso, prefira cores mais abertas como vermelho sangue, pink, laranja. E dispense o contorno com lápis. Isso faz os lábios aumentarem. Uma dica é passar o batom com os dedos. Dê leves batidinhas nos lábios e espalhe. Assim ele não fica tão forte.



6) Qual o passo-a-passo para "fazer" um olho básico para o dia-a-dia?
MG - Curvex é tudo nessa vida. Depois opte por uma sombra cremosa marrom, mas passe só na pálpebra. Abuse do rímel e finalize com lápis marrom na parte debaixo do olho.



7) Como faço para fixar melhor a maquiagem?
MG - Eu costumo usar o pincel molhado. Além de não borrar, fixa melhor. Nem toda maquiagem dá para molhar, então prefiro os produtos mais cremosos. Passo o pincel na água, depois na sombra, por exemplo, e aplico na pele.



8) É verdade que usar lápis preto na parte inferior aumenta os olhos?
MG - Não, pelo contrário, diminui. Para aumentar, deve-se usar lápis branco ou bege só na parte inferior.



9) Nunca acerto na hora de esfumaçar a sombra. Qual o procedimento?
MG - Mais uma vez tem que ter o pincel certo. Escolha um com a ponta mais arredondada. Abuse da sombra preta em todo o côncavo. E com o pincel (sem molhar) espalhe a sombra em direção às têmporas.



10) Como faço para escolher a base ideal para o meu tipo de pele?
MG - A pele da mão é muito parecida com a pele do nosso rosto. Use isso como referência e tente chegar o mais próximo possível. Essa tática vale tanto para a escolha de base como também para corretivo.



11) Como faço para afinar o nariz?
MG - Com um pincel mais quadrado com base reta, passe sombra marrom clara e escura. Nos lugares que considera mais "cheio", use a sombra marrom escura (lateral do nariz, abaixo do maxilar) e em cima do nariz, contraste com a sombra clara.



12) Qual a ordem correta para se fazer uma boa maquiagem?
MG - A ordem que dá muito certo para mim é: filtro solar, base, se houver necessidade corretivo, curvex, blush, sombra, rímel e para finalizar, pó compacto na zona T (testa, nariz e queixo).



13) Posso usar o mesmo demaquilante para tirar toda a maquiagem?
MG - Recomendo demaquilante específico para a região dos olhos e outro para a pele. Se usar o de pele nos olhos, poderá agredir a região por fazer muita força. Normalmente, os produtos para a retirada de maquiagem da pele são mais fracos do que os específicos para os olhos.



14) Posso usar um lápis de contorno labial mais escuro que o batom para realçar a boca e deixar o visual mais sensual?
MG - Isso é totalmente fora de moda. O que se pode fazer é usar um lápis da cor da boca ou do batom escolhido para corrigir o desenho e não deixar a boca marcada.



15) Ainda existe aquela regra que se carregar no batom, o olho deve ser menos maquiado e vice-versa?
MG - Não é uma regra. Mas o legal não é deixar o look todo pesado. É moderno equilibrar. Se quiser um olho bem elaborado, aposte em uma boca mais "clean" com gloss ou tons claros. Se a proposta for arrasar com uma boca vermelha, o olho deve vir mais básico. É claro que em editoriais e desfiles, é comum ver mulheres com maquiagem bem carregada. Mas isso é melhor em produções e não no dia-a-dia.



16) Como faço para aumentar os lábios?
MG - Com muito cuidado, use um lápis no tom do batom para marcar o desenho da boca.



17) E para preencher a sobrancelha?
MG - Acho lápis muito pesado e mais fácil de borrar. Gosto de usar um pincel indicado para sobrancelha e preencher com sombra. Indico as sombras de tons mais claros para as mulheres mais branquinhas.



18) Tenho muita dificuldade em passar delineador. Já tentei usar de vários tipos como lápis, pincel, em caneta, mas nunca consigo um bom resultado. Alguma dica?
MG - Uso o pincel de sobrancelha com sombra preta molhada. Marco o canto externo na altura do côncavo e faço um traço até a parte interna. Depois preencho tudo.



19) O que derruba uma make?
MG - Delineador caído, sombra iluminadora embaixo da sobrancelha, excesso de pó, corretivo usado em toda a região dos olhos, lápis labial mais escuro que o batom... Enfim, maquiagem em excesso.



20) Qual a maquiagem ideal para uma produção à noite?
MG - Rímel é tudo! Capriche muito no rímel, opte por sombras escuras. Se quiser, pode usar tons cintilantes. Para produções a noite, vale tudo.



21) Quais os tons que devo apostar nessa estação?
MG - No inverno, a cartela de cores varia entre tons mais fechados. Na boca, aposte nos tons de marrom, uva, lilás, vermelho e vinho. Para sombra, use verde musgo, dourado, tons acobreados e marrons.



22) Sempre vejo maquiadores usando técnicas diferenciadas. Tem algum truque que ajude na hora de maquiar?
MG - Com o tempo a gente acaba testando várias coisas e vê o que dá certo e o que não. Eu gosto muito, por exemplo, de passar um pouco de gloss em cima da sombra. Dá um efeito despojado, meio borrado, que acho lindo, bacana. Outra coisa que também uso bastante é passar demaquilante com cotonete na boca. Quando estou preparando alguém, é comum que resíduos da maquiagem caiam na boca. Aproveito isso e uso o demaquilante para deixar os lábios com uma leve cor. Além disso, a boca parece realçar mais. Aliás, prefiro usar hidratante labial a batom nos lábios. Fica bonito e saudável.



23) Você tem alguma dica para a retirada da maquiagem?
MG - Bom, como já falei, gosto de usar demaquilante para a pele e outro para a região dos olhos. Depois recomendo a lavagem com água e sabão e em seguida, usar um tônico.



24) Meus cílios são para baixo. Há alguma máscara de cílios ou uma maneira de deixá-los para cima e bonitos?
MG - Não há nada que substitua o bom e velho curvex. Ele é a melhor coisa para deixar os cílios maravilhosos. Quem tem medo de usar o tradicional, deve optar pelo modelo elétrico. Acho fundamental dizer que o curvex é tão importante quanto a base.



25) Tenho dúvidas na cor de blush que devo passar?
MG - Tudo vai depender do seu tom de pele. Nessa estação, as mulheres de pele clara ficam bem de blush marrom, pêssego. As morenas e negras devem investir em um blush em tom avermelhado, para realçar mais o tom da pele.



26) Como faço para afinar o rosto?
MG - É preciso desenhar o rosto. Depois de passar o blush, passe o pincel abaixo do maxilar. Isso afina e deixa o rosto mais anguloso.



27) Não tenho muita maquiagem. Como fazer um look bacana com poucos produtos?
MG - Priorize corretivo, rímel e gloss.



28) Há problema de passar um produto indicado para região em outra? Posso usar o blush como sombra?
MG - Alguns produtos são ótimos para isso. Na época da vovó era comum usar produtos 3 em 1. De vez em quando eu uso um batom mais puxado para o rosa e vermelho como blush. Você também pode aproveitar o que sobrou no pincel depois de aplicar o blush e usar como sombra. Isso garante um ar saudável, fica um make natural.



29) Que dica daria para quem não sabe se maquiar sozinha?
MG - A maquiagem caracteriza muito a mulher. Ela identifica quem é aquela pessoa, entrega sua personalidade. E hoje em dia, a maquiagem se tornou um acessório. Você pode fazer o que quiser, dependendo do seu estado de espírito. Mas para quem não quer errar, daria o conselho de que menos é mais. Comece com uma maquiagem básica e depois vá aprimorando.




30) Como faço para disfarçar linhas de expressão?
MG - Uma boa base e corretivo já podem ajudar. Prefira os produtos líquidos e conte com a ajuda de um pincel para não marcar a pele. Dica: Espalhe a base com pincel grande em movimentos circulares, de dentro para fora. Finalize dando leves batidinhas com esponja porosa para absorver excessos.



Fonte: Terra.