sexta-feira, 30 de abril de 2010

A escova ideal para o seu cabelo

Postado por Raquel Ferreira às 11:28 AM
A escova ideal para o seu cabelo
Quando o assunto é beleza e vaidade, os cabelos ocupam boa parte das preocupações da maioria das mulheres. Na correria do dia a dia, a praticidade e o tempo gasto para se arrumar conta muitos pontos!
O cuidado com a cabeleira só termina após finalizarmos a escova e, pode não parecer, mas escolher a escova certa faz verdadeiros milagres. Por mais sedosos que sejam os fios, a escova é item determinante para manter a integridade, a beleza e o brilho dos cabelos.

Como escolher a escova ideal?

Para cada tipo de cabelo existe uma escova ideal que deve ser escolhida de acordo com a espessura do fio. "Existe uma regra básica: fios grossos pedem escovas de diâmetro largo e cerdas espaçadas. Já os fios finos pedem escovas com cerdas bem juntas. Os longos pedem escovas grandes, mas essa regra pode variar de acordo com a finalidade do uso.", ensina o cabeleireiro Rogério Moraes do Estúdio B, em São Paulo.
Para garantir a beleza dos fios, existe uma infinidade de tamanhos e modelos de escovas, inclusive com diferentes funções: desembaraçar, alisar, massagear, fazer a escova dos sonhos, simplesmente pentear ou diminuir o arrepiado como as escovas de íon.
escova de cabelo
Independente do tipo de cabelo ou da escova escolhida, uma regra é importantíssima na hora de escovar os cabelos: cabelos devem ser desembaraçados secos ou levemente úmidos, pois os fios quando molhados ficam elásticos e podem quebrar.

Para cada cabeça, uma sentença

Cada tipo de cabelo possui sua particularidade, por isso, preparamos dicas para facilitar na hora de escolher a escova ideal.

Cabelos cacheados:

  • Esse tipo de cabelo sofre com a escovação, pois perdem os cachos e ganham volume. Se você tem cabelos cacheados, desembarace os fios molhados e amasse para secar. Um ativador de cachos deixa os cachos mais definidos e brilhantes.
  • Se a intenção é alisar, escolha uma escova de acordo com a espessura do fio: cabelos grossos, cerdas espaçadas, cabelos finos, cerdas aproximadas.

Cabelos crespos:

  • Quem tem cabelos crespos deve escolher escovas com cerdas bem separadas.
  • Para desembaraçar os cabelos, escovas com cerdas de metal ou pentes de madeira sempre de dentro para fora e de baixo para cima.

Cabelos lisos:

  • Para cabelos lisos e grossos a regra muda um pouquinho. Você pode usar uma escova de cerdas mais estreitas.
  • Geralmente fios lisos ficam elétricos após serem escovados e para evitar que isso aconteça, use escovas com cerdas de madeira nos cabelos secos.
  • Se você quer volume na cabeleira, escolha uma escova redonda e grande e vá levantando a raiz com movimentos circulares de baixo para cimaCabelos quimicamente tratados e quebradiços:
  • Escolha escovas de cerdas naturais para desembaraçar e dar brilho aos cabelos fracos e quebradiços. Os modelos mais indicados são os que possuem cerdas sintéticas associadas às cerdas naturais de javali, pois levam a oleosidade do couro cabeludo ao comprimento de forma suave e não arrebentam o fio.
Fonte: http://bbel.uol.com.br/beleza-e-moda/post/a-escova-ideal-para-o-seu-cabelo.aspx

3 comentários:

Marília e Gigi on 1 de maio de 2010 10:57 disse...

Amei, uso qualquer escova porque não sabia qual usar. Amei as dicas!

Regina on 2 de maio de 2010 22:44 disse...

Oba, adorei as dicas! Nunca sei qual escova escolher, acabo indo pela "cara" delas... rs

Beijos!

F. on 13 de maio de 2010 12:51 disse...

nossa amei as dicas, sempre usei a escova que viesse pela frente e meu cabelo ficava ruim com algumas, mas dai achava que era por ele não estar bom no dia mesmo aosdhiahd, amei as dicas querida!

Postar um comentário

E vocês meninas o que acham? Comentem!