terça-feira, 24 de novembro de 2009

Usa oculos? Aprenda truques para deixar a make mais bonita

Postado por Raquel Ferreira às 3:23 PM 2 comentários

Quem usa óculos pode e deve se maquiar. A frase é da beauty artist Penélope Beolchi, que dá a sentença do alto de sua experiência de 19 anos no universo da beleza e da moda. Se você não vive sem as lentes, é bom prestar atenção no tipo de distúrbio visual antes de escolher os produtos a serem utilizados.

Miopia

As míopes, diz Penélope, costumam ficar com os olhos menores por trás das lentes. Sendo assim, devem aplicar a sombra com a intenção de aumentar os olhos, optando por cores claras e luminosas. O arremate é feito com contorno de lápis por fora, na raiz dos cílios.
Hipermetropia

Já quem apresenta hipermetropia costuma ficar com os olhos bem maiores ao usar os óculos. A pessoa deve maquiar no sentido de diminuí-los. As cores, nesse caso, têm que ser escuras e opacas. O lápis deve ser usado por dentro da linha da lágrima. Quanto às cores, a especialista afirma que o make pode combinar tanto com o tom da pele, dos olhos e do cabelo, quanto com o da armação. Isso não significa usar as mesmas tonalidades, algo tipo "armação azul-sombra azul". Por exemplo: armação preta e pesada pode ser combinada com um batom vermelho e olhos suaves.

Sobrancelhas

"Ao escolher o formato das sobrancelhas, também é importante levar em conta o tipo de armação. Sobrancelhas mais clássicas, onde se retira apenas o excesso dos pelos, costumam combinar com todos os formatos de olhos e armações. Ao preencher as falhas procure apenas disfarçá-las sem delinear demais, pois a aparência pode ficar pesada", orienta Penélope.

Aprofundando o tema "sobrancelhas", a maquiadora Raphaella Bahia, da Clínica Longevitá, do Rio, orienta a deixar a região sempre iluminada, sem pelos extras. Para ela, uma sombra clara (opaca) é uma excelente pedida para valorizar a área acima da armação. Um detalhe importantíssimo: jamais escolha óculos que escondam suas sobrancelhas.

Sombra X armação

Responsável pela marca Bourjois no Brasil, a make up artist Marrie Carraro, é mais radical. Ela recomenda jamais combinar a cor da sombra com a da armação. "Não vai ter destaque. Para quem deseja realçar os olhos, é interessante usar cores que contrastem".

Máscaras com volume
Marrie Carraro sugere o uso de máscara para volume em várias camadas, em vez da que alonga, porque os cílios podem esbarrar nos óculos, manchar as lentes e incomodar. Contornos de olhos coloridos também são uma boa dica. Ela orienta ainda lançar mão do corretivo e do pó iluminador, que ajudam a amenizar a fadiga causada pelo uso constante dos óculos.

Boca e bochechas

Raphaela Bahia complementa que, nas bochechas e na boca, quem usa óculos deve optar pela discrição. "Em vez de desviar o foco da atenção para a outra parte, você vai criar vários focos de atenção em seu rosto, que entrarão em guerra aos olhos de quem te ver. A tendência é ficar over, por isso a regra de escolher uma só parte para se destacar no rosto ainda está valendo", esclarece.

Ao comprar óculos novos, uma dica é ir à loja com uma maquiagem habitual, assim a escolha será mais eficaz.