sexta-feira, 31 de julho de 2009

Pilulas naturais para afinar a cintura

Postado por Raquel Ferreira às 5:31 PM 0 comentários

Então gente, como eu estou "re"montando minha dieta (10 kilos dificeis de perder esses finais ja perdi 25) resolvi falar mais sobre dieta.

Algumas substâncias extraídas da natureza podem, sim, dar um empurrão na dieta – não há dúvida nisso. A notícia é que, agora, três delas viraram as queridinhas de médicos e nutricionistas que adotam a fitoterapia como codjuvante no emagrecimento. Vendidas em cápsulas, a faseolamina, o Citrus aurantium e a Caralluma fimbriata têm efeito parecido aos da nova geração de medicamentos convencionais, que reduzem a fome, aceleram o metabolismo e (maravilha!) impedem parte da absorção do carboidrato. Isso mesmo: você pode secar as gordurinhas sem cortar de vez as massas do cardápio. Muitas mulheres – mesmo aquelas que resistem aos remédios alopáticos para emagrecer – estão se rendendo a essas substâncias por serem naturais e agirem de maneira suave, sem mexer com o equilíbrio do organismo. Mas nada de se automedicar. Apenas as farmácias de manipulação – autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – podem preparar as pílulas na concentração recomendada por um profissional habilitado (endocrinologista, clínico geral ou nutricionista com conhecimento em fitoterapia, ou seja, nos benefícios das plantas). Isso também evita que você jogue dinheiro fora. “Doses erradas podem ser perigosas ou simplesmente não funcionar”, avisa a ginecologista Ceci Mendes Carvalho Lopes, presidente nacional da Associação Médica Brasileira de Fitomedicina (Sobrafito). Mas não espere milagre. Para o resultado na balança aparecer, você precisa fazer sua parte: moderar no doce e no refrigerante e cortar fritura. Deixe também a vida sedentária de lado. Falta disposição? Além de queimar gordura, um dos fitoterápicos dá pique para você malhar e ganhar músculos. Agora conheça as três estrelas do momento para acelerar seu projeto curvas.
As fórmulas prontas são confiáveis?
É bom ter cuidado. Todas as pílulas disponíveis nas prateleiras devem ter o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Mas nem sempre é isso que acontece. Algumas fórmulas prontas são comercializadas de maneira inadequada, sem nenhum tipo de fiscalização. “Nesse caso, o consumidor não tem a garantia de que não há substâncias químicas na composição”, alerta Edmundo Machado, técnico da gerência de fitoterápicos da Anvisa. O uso da faseolamina, do citrus e da caralluma (você vai conhecê-las melhor nas próximas páginas) é liberado na forma de extrato seco. E lembre-se: apenas as farmácias de manipulação podem colocá-las em cápsula, na concentração recomendada pelo seu médico.